Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna é um dos problemas mais frequentes e preocupantes da vida do homem. É causa de obstrução uretral ao esvaziamento da bexiga que habitualmente relaciona-se com o aumento da idade, gerando muitas dúvidas e aflições, principalmente porque pode comprometer aspectos urinários e sexuais.

O acompanhamento é feito com o exame de sangue chamado PSA e o toque digital de próstata em consultas de rotina.

Sintomas

Quando os sintomas de dificuldade miccional começam a incomodar e trazer restrições a qualidade de vida, é necessário tratamento medicamentoso que apresenta ótimos resultados na maioria dos homens. Os sintomas urinários mais preocupantes são o esforço para urinar e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência e incontinência urinária.

Contudo, nas situações em que a medicação oral não surtir efeito, poderá surgir complicações clínicas como infecções urinárias de repetição, sangramento urinário, formação de pedras na bexiga devido esvaziamento vesical incompleto, retenção urinária ou situações mais graves com prejuízo do funcionamento dos rins, que poderá levar a insuficiência renal. Quando estes sintomas trouxerem riscos à saúde e também prejuízos à qualidade de vida, o tratamento cirúrgico minimamente invasivo é recomendável.

Diagnóstico

Ao realizar o exame de toque digital o Urologista já tem uma análise preliminar que posteriormente, com a realização de exames complementares de imagem ( ultrassonografia , ressonância magnética ou tomografia), exames de sangue ( uréia, creatinina, PSA) e exame de urina, confirmarão o diagnóstico.

Tratamento

Aproximadamente 10% dos homens precisarão se submeter a uma cirurgia endoscópica via uretral devido crescimento benigno da próstata. A cirurgia minimamente invasiva costuma trazer resolução definitiva após período breve de internação hospitalar com ótimos resultados na recuperação da função miccional e retorno à vida normal. Dentro das opções cirúrgicas minimamente invasivas mais utilizadas atualmente, o laser e a ressecção com bisturi bipolar tem sido utilizado com muita segurança e eficiência pela via trans uretral, evitando incisões.

Tópicos Importantes na Hiperplasia Prostática Benigna

• A HPB ocorre em 50% dos homens entre 51 e 60 anos de idade e mais de 90% dos homens acima de 80 anos.

• A cirurgia para HPB será necessária em menos de 10% dos homens.

• Quando o crescimento da próstata é ignorado, podem acontecer outros problemas de saúde, tais como piora do funcionamento da bexiga ou dos rins, infecções urinárias e prostatites recorrentes, além de formação de pedra na bexiga.

• Os fatores de risco para HPB são alterações hormonais, idade, história familiar, obesidade e estilo de vida sedentário.

• Os sinais clínicos da HPB são urgência para urinar, gotejamento pós miccional, incontinência urinária, aumento da frequência urinária, dor ao urinar.

cancer prostata

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma doença muito frequente, que pode ser descoberto no homem a partir dos 40 anos. Muitas vezes será apenas observado e monitorado pois os homens poderão apresentar um pequeno foco de carcinoma em sua próstata, destinado a nunca se tornar clinicamente significante. Recebe atenção de médicos, pesquisadores, governos e da saúde pública em todo mundo porque pode atingir um em cada oito homens durante a vida.

Sintomas

O câncer inicial na próstata pode não apresentar sintomas urinários ou sexuais. Por outro lado, à medida que ocorre progressão local do câncer, poderá surgir dificuldade miccional ou sexual e em casos mais avançados, presença de dores ósseas devido surgimento de metástases.

Diagnóstico

Apesar dos exames de PSA no sangue e toque retal poder indicar maior suspeita da doença, o diagnóstico definitivo só poderá ser confirmado pela biópsia da próstata.

Câncer de Bexiga

O tumor de bexiga se manifesta geralmente por sangue na urina. Desta maneira, quando a pessoa apresenta hematúria (sangue na urina), ela deve procurar o urologista para que se investigue a causa, já que existem diversas outras causas de sangramento urinário. Se for confirmada a presença de tumor de bexiga, após os exames necessários terem sido realizados, o tratamento é geralmente por cirurgia. O primeiro passo é a retirada do tumor por uma operação sem corte pelo canal urinário graças a um equipamento que é introduzido pela uretra. Após esta etapa, a análise em laboratório do tumor permitirá definir os próximos passos do tratamento.

Câncer de Rins

Geralmente é descoberto por acaso durante algum exame de imagem do abdome (ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia) realizada por outro motivo. Desta forma, usualmente a pessoa não está sentindo nada quando o diagnóstico é feito. O tumor pode ser benigno, mas na grande maioria dos casos é maligno e requer tratamento. A principal forma de tratamento é a cirurgia, que pode ser a retirada de todo o rim (nefrectomia) ou apenas de uma parte contendo o tumor (nefrectomia parcial), e realizada de preferência por laparoscopia. A escolha entre uma técnica e outra depende de vários fatores, entre os quais o tamanho e a localização do tumor no rim.

Câncer de Testículos

A maior preocupação são os tumores de testículos que são mais freqüentes entre 15 a 35 anos. Normalmente se manifesta por aumento de volume e dor testicular. Hidrocele que é o aumento de liquido ao redor do testículo.
Varicocele , que é dilatação das veias do testículo.