Doenças Sexualmente Transmissíveis

As DSTs mais frequentes são Uretrites e HPV (Verrugas Genitais).

O que são doenças sexualmente transmissíveis (DST)?

São doenças causadas por microrganismos  (vírus, bactéria ou fungo) ou ectoparasitas (piolhos) que são transmitidos durante os relacionamentos sexuais íntimos (genitais, orais e anais). As DST também são conhecidas como doenças venéreas, cuja palavra “venérea” vem de Vênus, a deusa grega do amor. As DST afetam, principalmente, os órgãos sexuais causando, conforme o tipo de infecção, sinais e sintomas característicos como:

• ulcerações (feridas) da pele ou mucosa do trato reprodutivo
  • verrugas (tumores benignos) no períneo
  • corrimentos uretrais e vaginais anormais (variando na quantidade, cheiro e cor)
  • prurido (coceira)
  • ínguas (inchaço nos gânglio linfático ou linfonodo da virilha). Sinal de que há uma infecção na região genital.
  • cervicite (inflamação do colo do útero)
  • uretrite (inflamação da uretra) geralmente, acompanhada de dor em queimação na  hora de urinar
  • vaginite (inflamação da vagina)
  • Vulvovaginite (inflamação simultânea da vagina e da vulva)

Muitas vezes as DSTs são assintomáticas (não manifestam sintomas ou sinais, apesar da pessoa estar contagiada).

Podemos agrupar as DST em dois grandes grupos:

1. A) Doenças de transmissão, ESSENCIALMENTE, através da relação sexual:
  • Gonorréia
  • Sífilis
  • Cancro mole
  • Linfogranuloma venéreo
  1. B) Doenças de transmissão, FREQÜENTEMENTEatravés da relação sexual:
  • Granuloma inguinal
  • Herpes genital
  • Condiloma acuminado
  • Tricomoníase
  • Candidíase
  • Uretrite não-gonocócica
  • Pediculose pubiana

No Brasil, as estimativas de infecções anuais de transmissão sexual da população sexualmente ativa é de:

• Clamídia: 1.967.200
  • Gonorréia: 1.541.800
  • Sífilis: 937.000
  • HPV: 685.400
  • Herpes genital: 640.900

Tratamento e prevenção

A maioria são tratáveis e outras, só controláveis. Algumas DST são transmitidas aos bebês, durante o parto e, em alguns casos, se não tratada, poderão causar a infertilidade.  A maneira eficaz de se evitar as DST é fazendo o sexo seguro, usando a camisinha (masculina ou feminina). Se suspeitar de alguma coisa, procure ajuda médica, e nada de se tratar sozinho ou com um amigo ou amiga. A prevenção se dá por meio de preservativos que devem ser certificados pelo INMETRO(Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação Industrial). A camisinha não só evita as DST como como a gravidez não-programada.

Os agentes que causam as DSTs exigem como habitat ideal, o corpo humano, e são facilmente inativos por detergentes comuns (sabonete, sabão). Sentar-se em um banco ainda quente onde uma pessoa estava sentada ou pisar no chão gelado após o relacionamento sexual, definitivamente, não causam DST.

DST